• Lucas Baldassarini

CONTABILIDADE DIGITAL X CONTABILIDADE FAÇA VOCÊ MESMO

Estamos vivendo a Revolução 4.0, uma revolução tecnológica, que tem transformado empresas e pessoas, levando-os a atuarem de uma forma inovadora no mercado.



A internet revolucionou a forma como o mundo se relaciona, e para nós contadores isso é uma grande vantagem. De onde quer que se esteja é possível receber e enviar um e-mail, uma mensagem e uma ligação. É possível acompanhar em tempo real arquivos, relatórios e números, que utilizados de forma gerencial podem aumentar o lucro das empresas e assegurar maior vitalidade para elas.

Não é diferente com a Contabilidade, uma ciência antiga que já foi diversas vezes lapidada e adaptada, que nos dias atuais tem sido beneficiada com as inovações e novas tendências. São desenvolvidos, quase que diariamente, diversos mecanismos para alavancar os processos contábeis.


Dentre algumas das áreas contábeis que tem sido aplicada a inovação, destacamos as seguintes: Obrigações Acessórias, Integração Contábil, Análise Financeira, Suporte ao Cliente, Armazenamento de arquivos e Troca segura de informações.


No entanto, gostaria de salientar a diferença entre Contabilidade Digital e Contabilidade faça por você mesmo. Contabilidade digital não é escritório virtual, não é uma ferramenta para substituir o contador, é uma oportunidade de agregar valor aos serviços prestados e não uma ameaça para extinguir a Classe contábil.


A Contabilidade faça por você mesmo não apresenta relatórios gerenciais como Balanço Contábil, DRE, Balancetes e outros que são fundamentais para a gestão empresarial. Não se recebe consultoria quanto às áreas fiscais, contábeis e de departamento de pessoal. É você, fazendo por você e pagando pra alguém.


Reforçamos que a figura do Contador, é fundamental para a utilização plena da ciência contábil em favor da empresa. Não há sistema, tecnologia e máquina que possa substituí-lo. Ele, no entanto, precisa sim se atualizar e tornar-se um contador digital, que utiliza as ferramentas ao seu favor.


Ter um escritório contábil que trabalhe de forma digital trará diversos benefícios a sua empresa, como por exemplo:

- Oportunidade de receber orientação consultiva do contador:

- Redução de Custos;

- Novas oportunidades de negócios;

- Gargalos da Gestão;

- Resultados financeiros, análises preditivas;

- Tomada de decisões assertivas.

- Maior Organização da Empresa;

- Redução de Tempo – Desenvolver pessoas, projetos e serviços.

- Reduzir papel – ferramentas como “Google Drive”, “DropBox” e outros.


Neste contexto de transformação digital, ter um escritório contábil que esta em sintonia com essa transição e preparado para dar todo suporte necessário, aumentará sua produtividade e tranquilidade enquanto empresário.

Se você quer conversar mais sobre esse assunto, entre em contato conosco e ficaremos felizes em tirar todas as dúvidas.

11 visualizações0 comentário